MinC Nordeste apura demandas culturais de Pernambuco

28 mar 2017

A Representação Regional do Ministério da Cultura (MinC) no Nordeste iniciou uma série de visitas a cidades do interior de Pernambuco para levantar demandas da área cultural. Na quarta-feira (22), a chefe da Representação, Maria do Céu, visitou Timbaúba, onde debateu a implementação do projeto de restauração, revitalização e reinauguração do centenário Cine Teatro Recreios Benjamin. Na quinta-feira (23), o destino foram as comunidades quilombolas do Quilombo da Curiquinha dos Negros, na cidade de Brejão, e de Castainho, em Garanhuns. Já no sábado (25), Maria do Céu esteve no Museu do Rádio, único do gênero no estado, gerenciado pela Rádio Pajeú, na cidade de Afogados da Ingazeira.
Em Timbaúba, Maria do Céu participou de ato público pela revitalização do Cine Teatro, de reunião na Prefeitura Municipal e de reunião com o Conselho Cultural da cidade, formado por artistas e representantes da cultura local. Popularmente conhecido como Cacareco, o Cine Teatro Recreios Benjamin foi tombado como patrimônio histórico de Pernambuco em 1986. Inaugurado em 5 de março de 1916 pelo poeta e jornalista Jader de Andrade (1886-1931), recebeu diversos artistas nacionais e companhias teatrais. É um importante palco cultural da região da Mata Norte pernambucana.
Quilombos
Na quinta-feira, Maria do Céu esteve nas comunidades quilombolas do Quilombo da Curiquinha dos Negros, na cidade de Brejão, e de Castainho, em Garanhuns. O objetivo foi conhecer de perto a situação cultural, o acesso às políticas culturais e os projetos desenvolvidos nesses locais.
Durante a visita, a representante do MinC Nordeste ressaltou a necessidade de consolidar os marcos da política cultural na região, agrupando ações culturais de inclusão nos quilombos. “Precisamos estabelecer novos diálogos e exposições sobre o que existe de fato para as comunidades quilombolas e o que ainda precisa avançar nessa cultura local”, destacou.
Rádio Pajeú
A visita a Afogados da Ingazeira teve por objetivo conhecer o primeiro museu do estado dedicado ao rádio e discutir parcerias futuras com o MinC. “Percebemos o zelo e carinho com o qual vocês tratam a história da rádio”, afirmou Maria do Céu.
Inaugurado em 2013, o Museu do Rádio apresenta a história do veiculo de comunicação mais popular. No local, é possível encontrar rádios das décadas de 30 a 70, além de equipamentos que ajudam a contar como nasceu o rádio e sua evolução até os dias de hoje. O destaque é para a primeira emissora da região no estado, a Rádio Pajeú.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura