Jurema Machado é a nova titular do Iphan
09 mar 2015
Em sala lotada por funcionários públicos, membros do corpo diplomático, secretários do Ministério da Cultura e secretários estaduais de cultura, a arquiteta e urbanista Jurema Machado tomou posse, na tarde desta sexta-feira (6), em Brasília (DF), como presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.
A cerimônia contou com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Este é o segundo período de Machado na presidência do Iphan, que teve início em outubro de 2012.
Desafios
O ministro defendeu a integração do Instituto com outras instituições do ministério da Cultura e a necessidade de aproximar as políticas culturais do ministério.
“O cruzamento de políticas de conservação com políticas de protagonismo cultural vai dar um trabalho fenomenal. O Iphan vai caminhar com a Secretaria de Diversidade Cultural (SCDC) para proteger essas manifestações”, contou Ferreira.
Segundo ele, o instituto é importante para garantir a qualidade do desenvolvimento brasileiro. “O Iphan consolida narrativas do país, dá significados e sublinha esses significados”, afirmou.
Para próximos anos, Jurema apontou alguns desafios, como a tarefa de fazer do patrimônio um recurso mobilizador, que sirva de contraponto ao imediatismo e ao improviso, além de permitir uma reflexão sobre o descarte e aproveitamento do que foi construído.
Perfil
Jurema Machado nasceu em Divinópolis (MG) e formou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1980. Iniciou sua vida profissional em Belo Horizonte no Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Plambel).
Entre 1993 e 1994, foi diretora de Planejamento e Patrimônio de Ouro Preto (MG), quando coordenou a elaboração do Plano Diretor da cidade. Ainda em Minas, Jurema Machado foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e, entre os anos de 1999 e 2001, atuou na concepção do Programa Monumenta.
Antes de assumir a presidência do Iphan em outubro de 2012, Jurema Machado ocupou a Coordenação de Cultura da UNESCO no Brasil, onde atuava desde janeiro de 2002.
Iphan
A autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura é responsável por preservar os diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira. Busca promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Fonte: Ministério da Cultura