Governo Federal lança Dialoga Brasil na Paraíba

08 set 2015

Sentado em meio à plateia do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha, em João Pessoa (PB) – palco do quinto debate de apresentação do Dialoga Brasil, – Paulo Tabajara, indígena da etnia Tabajara e presidente do Conselho de Liderança do Litoral Sul do estado, tinha uma sugestão a dar ao governo. “Peço o fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos povos indígenas”, disse Paulo. “E o Dialoga Brasil é uma iniciativa inédita porque permite uma conversa de igual para igual”, elogiou.
Assim como Paulo, várias pessoas lotaram o centro de convenções, na tarde de sexta-feira, dia 04/09, para ficar a par dos programas governamentais e propor ações por meio do Dialoga Brasil. A iniciativa, lançada em julho deste ano pelo governo federal, busca, por meio de uma plataforma online, estabelecer um espaço de participação social e de diálogo direto entre governo e sociedade para debater a implementação de políticas públicas.
Desde o lançamento, a presidenta Dilma Rousseff e ministros do governo têm percorrido capitais de estados brasileiros para apresentar a plataforma. Em João Pessoa, além da presidenta Dilma Rousseff, participaram do evento os ministros da Cultura, Juca Ferreira; da Saúde, Arthur Chioro; da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto; da Educação, Renato Janine; da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campello; o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entre outras autoridades.
Durante o evento, os ministros presentes fizeram breve explicação dos programas de suas pastas presentes na plataforma. Juca Ferreira falou sobre Política Nacional para as Artes (PNA), Vale-Cultura, Agenda do século 21, PAC Cidades Históricas e o programa Brasil de todas as Telas. Durante a explanação, o ministro fez homenagem a grandes nomes do estado, como a ativista Margarida Alves e o músico Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca. Além disso, convidou os brasileiros a participarem da plataforma e a ajudarem a compor as políticas públicas para a cultura.
“É um orgulho para o Ministério da Cultura participar do Dialoga Brasil, (essa plataforma) que cria possibilidade de os ministérios dialogarem com os brasileiros. O Ministério da Cultura já tem vários canais de participação, mas esse canal dá um diálogo num nível que não tínhamos”, disse. “O desenvolvimento cultural significa a possibilidade de o brasileiro enfrentar problemas do século 21, como o combate à violência e a qualificação da educação”, completou.

Cultura no Dialoga

O público presente também pode fazer propostas – uma para cada área. Em relação à Cultura, o ministro Juca Ferreira sorteou pergunta de Sandro Alves de França, que pediu ampliação do acesso à banda larga para áreas economicamente mais vulneráveis.
Sobre essa questão, o ministro da Cultura esclareceu que a resposta à questão compete ao Ministério das Comunicações, que existe uma exclusão digital e que, quem não está conectado, perde oportunidades de inserção cultural e social.  “No Ministério da Cultura, o que fazemos é disponibilizar a internet para grupos culturais, fazemos isso com os Pontos de Cultura e com equipamentos culturais que inauguramos”, exemplificou.
A presidente Dilma Rousseff considerou o programa uma atividade excepcional, que aproxima as pessoas, e enfatizou a necessidade de dar oportunidades iguais a todos os brasileiros.
“Meu compromisso aqui é dialogar e ampliar as possibilidades e oportunidades que todos os brasileiros devem ter”, contou. ” O Dialoga serve para conferir se tudo está nos conformes. É um mecanismo pelo qual nos aproximamos, olhamos nos olhos uns dos outros, recebemos críticas, sugestões e respondemos”, afirmou.
Festa
O grupo folclórico Cavalo-Marinho da Paraíba, com mais de 70 anos de existência, coloriu, arrancou aplausos do público e animou o centro de convenções Poeta Ronaldo da Cunha. “Esse grupo é uma união de raças, é a síntese da cultura paraibana”, conta o mestre do grupo folclórico Cavalo-Marinho da Paraíba, Nélio Torres.
Dialoga Brasil
O Dialoga Brasil conta com 27 programas de cinco temas: Saúde, Educação, Segurança Pública, Redução da Pobreza e Cultura. A plataforma vai chegar a 80 programas de 14 temas. A Cultura foi o quinto tema a ser incluído na iniciativa, em agosto deste ano.
Desde o lançamento, já foram registrados mais de 208 mil acessos e já são mais de 14 mil propostas recebidas na plataforma. Na Cultura, foram cerca de 500 sugestões. Entre as mais pedidas e curtidas estão: introdução da disciplina de teatro nas escolas, extensão do benefício do Vale-Cultura aos estudantes universitários e restauração dos patrimônios históricos deteriorados, entre outras propostas.
Cecilia Coelho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura