Empreendimentos culturais terão evento sul-americano em 2016

01 jul 2015

A segunda edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MicSul), que ocorrerá na cidade de Bogotá, da Colômbia, em agosto de 2016, teve sua segunda reunião preparatória nos dias 25 e 26 de junho, também em Bogotá e contou com a participação de dois representantes do Ministério da Cultura, a coordenadora de Integração e Assuntos Multilaterais da Diretoria de Relações Internacionais, Raihana Falleiros e o coordenador-geral de Promoção e Difusão da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), Renato Flit.
O MicSul é o principal encontro regional voltado a mercados culturais e criativos da região, com foco em micro e pequenos empreendedores e tem como objetivo incentivar e debater o consumo e a circulação de bens culturais na América do Sul, além de fomentar a realização de acordos de venda e comercialização de bens e serviços. O Brasil sediará a terceira edição do evento, em 2018.
Na reunião preparatória, foram acordados entre 11 países da América do Sul – apenas a Guiana não pode estar presente – detalhes sobre o evento, bem como sobre as agendas políticas que serão discutidas na ocasião. Em março do ano que vem serão lançados conjuntamente editais por cada um dos 12 países membros para que até 120 empreendedores por país possam se inscrever na plataforma criada para agendamento das rodadas de negócio. Serão convidados compradores de outros países.
Renato Flit ressaltou a importância do evento para a sustentabilidade dos negócios culturais: “O setor cultural tem uma dimensão econômica enorme e é por meio das feiras que se encontram ofertantes e demandantes que podem alavancar e promover pequenas e micro empresas destes setores”.  Segundo Flit, o MicSul é inovador não apenas pela proposta, mas também pelo formato. Isso porque, além de promover rodadas de negócios, oferece debates, fóruns, apresentações artísticas (showcases), cafés setoriais e espaços para troca. “Há agendamento de reuniões para rodadas formais, mas também espaços livres para que as pessoas se conheçam e criem um relacionamento duradouro. Os negócios demandam tempo para amadurecer e as pessoas vão criando confiança. As indústrias culturais desses países são complementares e se elas se comunicam, crescem mutuamente”, completa. Setores criativos como música, audiovisual, design, games, editorial e artes cênicas integram o público-alvo do MicSul.
A primeira edição do MicSul, realizada em Mar Del Plata (Argentina), em 2014, contou com mais de 800 empreendedores, sendo que 112 faziam parte da delegação levada pelo MinC. Mais de 9.000 rodadas de negócio ocorreram nos três dias de evento, cujo êxito já motivou a criação de uma série de mercados nacionais (a exemplo do Mercado de Industrias Culturais do Paraguai – MicPy).
Com essa ação, o MinC reforça que seu compromisso com a presença de empreendedores brasileiros no evento está alinhada à estratégia de potencializar a cultura em sua dimensão econômica, intensificando a cooperação para o fortalecimento de mercados comuns, especialmente na América Latina.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura