Definidos os vencedores do IV Prêmio de Fotografia Ciência & Arte

04 dez 2014

A quarta edição do Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, coordenado pelo Serviço de Prêmios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu 728 trabalhos, dos quais 326 foram pré-selecionados, sendo 205 imagens produzidas por câmeras fotográficas e 121 por instrumentos especiais.

Os trabalhos pré-selecionados foram previamente submetidos à comissão julgadora para avaliação, através da Plataforma Carlos Chagas, considerando os critérios definidos no regulamento, como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.

Julgamento – A seleção dos ganhadores foi realizada no dia 19 de novembro, na sede do CNPq. A abertura da reunião contou com a presença do Coordenador Geral do Programa Ciência sem Fronteiras, Geraldo Nunes Sobrinho, além dos integrantes da equipe do Serviço de Prêmios, Altino Lisboa, Francisco Mário Matos de Souza, Luiz Carlos Invenção e Izabel Cristina de Oliveira de Souza.

A Comissão Julgadora do IV Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, designada pela Portaria CNPq nº 032/2014, foi composta por: Sylvia Fischer, da Universidade de Brasília (UnB) – Presidente da Comissão; Fernando Cury de Tacca, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Francisco Xavier Ribeiro do Vale, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Jorge Ernesto de Araújo Mariath, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Leonardo de Melo Versieux, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Maria Inez Turazzi do Museu Imperial e Paulo Mazzocini de Azevedo Marques, Universidade Federal de São Paulo (USP).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira abaixo a lista completa dos agraciados e acesse o link das imagens:

Cat. 1 IMAGENS PRODUZIDAS POR CÂMERAS FOTOGRÁFICAS: Ambiente silvestre e antrópico

1º Lugar

Anderson Garbuglio de Oliveira

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

O Verme marinho Chaetopterus variopedatus

2º Lugar

Fábio Andrew Gomes Cunha

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

O único ‘matamatazinho’ fotografado, até o momento

3º Lugar

Marcos Otavio Silvério

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Luz e sombra: Revelando o Brasil Subterrâneo

 

Cat. 2 IMAGENS PRODUZIDAS POR INSTRUMENTOS ESPECIAIS (ÓPTICOS, ELETROMAGNÉ-TICOS, ELETRÔNICOS): Lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raio x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET Scan

1º Lugar

Osvaldo Mitsuyuki Cintho

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Superfície Extraterrestre

2º Lugar

Adriana Ventura

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

O aconchego durante o desenvolvimento

3º Lugar

Roberta Fernandes Pinto

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Microalgas: vivendo em grupo

 

Premiação – O primeiro colocado em cada categoria participará da cerimônia de entrega a ser realizada na próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2015, na UFSCAR.

O Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação; contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia; e ampliar o banco de imagens do CNPq e está voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros. Para obter mais informações, acesse a página do Prêmio.

Coordenação de Comunicação Social