Belém e São Luis recebem patrimônios históricos revitalizados
26 mar 2015
As cidades de Belém (PA) e São Luís do Maranhão (MA) inauguram, nesta semana, obras que revitalizam seu patrimônio, com investimentos do PAC Cidades Históricas.
No País, o PAC Cidades Históricas disponibilizou R$ 1,6 bilhão para 424 empreendimentos que recuperam monumentos e sítios urbanos em 44 cidades de vinte estados.
Confira os bens que foram revitalizados em São Luís e em Belém:
Belém

A capital do Pará, prestes a completar 400 anos, inaugurou, na última segunda-feira (24), as obras do centenário Mercado de Peixe.
No local, que faz parte do conjunto arquitetônico e paisagístico do Ver-O-Peso, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1977, o valor total dos investimentos foi de R$ 8 milhões, beneficiando 231 famílias de trabalhadores, além das quatro mil pessoas que frequentam o mercado diariamente.
O projeto consistiu na restauração do edifício com execução de novas instalações elétricas, de sistema de câmeras, de câmara frigorífica e de banheiros. O projeto foi realizado em duas etapas para que os peixeiros e lojistas não tivessem que ficar sem trabalhar no período.
São Luís

Já a capital maranhense, considerada Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, receberá dois empreendimentos na próxima quinta-feira (26); requalificação urbanística da Praça da Alegria e restauração da fachada de azulejos do Sobrado dos Belfort.
Em São Luís, na Praça da Alegria, os investimentos resgatam espaço urbano degradado e invadido pelo comércio informal para o uso da população. No Sobrado dos Belfort, a obra recuperou os azulejos do prédio, erguido em 1756 pelo empresário irlandês Lourenço Belfort.
Também será assinada a ordem de serviço para a obra de requalificação urbana da Rua Grande, que integra o traçado deixado pelo engenheiro militar português Francisco Frias de Mesquita, após expulsão dos franceses, em 1616. Atualmente, a via é a principal do centro da cidade.
PAC Cidades Históricas
O PAC Cidades Históricas é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar nossa cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.
O programa é uma importante conquista e consolida significativos resultados obtidos a partir do incremento das políticas culturais em nosso País, em especial da implementação do Programa Monumenta, o qual promoveu impactos muito positivos para as comunidades de 26 municípios beneficiados.
Fontes:
Programa de Aceleração do Crescimento
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional