16 abr 2015
O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) está com o projeto Lendo é Que se Faz. A ideia é incentivar a leitura e, por meio dela, promover a capacitação para a inclusão produtiva. O projeto foi inaugurado nesta terça-feira (14).
A iniciativa disponibilizará uma minibiblioteca com publicações impressas, dvds, programas de rádio, entre outros produtos de entretenimento e informação. O projeto contemplará inicialmente sete escolas municipais e três escolas estaduais.
O Lendo é Que se Faz conta com apoio do Projeto Minibiblioteca, criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Todos os títulos da minibiblioteca contêm informações direcionadas ao desenvolvimento da agricultura e pecuária, com foco no Semiárido brasileiro. A iniciativa possui duração de dois anos e tem o intuito de popularizar o conhecimento científico e tecnológico sobre o bioma Caatinga entre jovens e crianças para contribuir no processo de formação de novos leitores.
Em Campina Grande (PB), o projeto de incentivo à leitura é coordenado por Cláudia Mara Ribeiro e Paulo Luciano Santos. “O conteúdo amplo da minibiblioteca somado às publicações do Insa e demais instituições parceiras desempenham um papel fundamental principalmente por atingir um público jovem ligado a escolas agrícolas. Temos um poderoso instrumento de informação e formação, principalmente dos jovens nas escolas do meio rural.”